top of page

Reconhecimento para Comunidades Terapêuticas como "Serviços de interesse para a saúde": Um avanço na Saúde Pública

A FENACT informa sobre um movimento significativo para a saúde pública, o Ministério da Saúde do Brasil reconhece as Comunidades Terapêuticas como um serviço essencial de interesse para a saúde, destacando a importância destas instituições no apoio a cidadãos fora do contexto hospitalar.

A Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas (FENACT) anuncia que o Ministério da Saúde incluiu as Comunidades Terapêuticas em sua lista de serviços de interesse para a saúde. Este reconhecimento continua sendo um marco para as instituições que desempenham um papel crucial na prevenção, acolhimento e reinserção social de dependentes químicos e no apoio às suas famílias. Contextualização: As Comunidades Terapêuticas oferecem um ambiente acolhedor e são regulamentadas sob a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 29/2011 da Anvisa, que estabelece requisitos de segurança sanitária para seu funcionamento2. Além disso, um vídeo didático sobre “Boas Práticas em Comunidades Terapêuticas” está disponível no site e canal do Youtube da Anvisa, fornecendo orientações valiosas para o funcionamento sobre essas instituições.


Com essa classificação pelo Ministério da Saúde, as Comunidades Terapêuticas estão mais equipadas para executar suas ações junto à sociedade civil e ao poder público, garantindo os direitos dos grupos de risco e promovendo a dignidade humana. A FENACT junto as suas filiadas continua a trabalhar incansavelmente para desenvolver e aprimorar os serviços oferecidos, assegurando que as necessidades dos dependentes químicos e de suas famílias sejam atendidas com a máxima eficácia e compaixão.

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES

102 visualizações

Commentaires


Nossas Redes Sociais

Facebook

Instagram

bottom of page