FEDERAÇÃO NACIONAL DE COMUNIDADE TERAPÊU

Nasceu em 2001 durante a realização do “1º Encontro do Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas e instituições que atuam com tratamento e reinserção social do dependente químico”, evento promovido pela Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, Filiada a FENACT.

Celio barbosa_edited.jpg

Célio Luiz Barbosa

Presidente e fundador da FENACT

  • Colaborar com instituições governamentais e privadas em programas de prevenção, recuperação ou reinserção social, relacionados com a dependência química.

  • Capacitar profissionais sobre o uso indevido de álcool, crack e outras drogas, proporcionando uma visão global do conhecimento teórico e prático do acolhimento do dependente químico e seus familiares;

  • Formar gestores, técnicos, conselhos, voluntários que atuam na área da dependência química;

  • Coletar e organizar dados referente  à dependência química, dando especial atenção às pesquisas realizadas por Instituições Idôneas (nacionais ou estrangeiras) divulgando as mais relevantes entre as Instituições Federadas.

A FENACT realiza cursos, palestras e fóruns na área das políticas públicas sobre drogas promovendo assessorias para gestores, lideres, técnicos de comunidades terapêuticas, em parceria com organizações da sociedade civil, poder público e privado. 

SEJA UM FILIADO!

CONHEÇA A FENACT

  • CURSOS GRATUÍTOS;

  • QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;

  • ASSESSORIAS

CARTA DO PIAUÍ / 2011

Características e Princípios da

Comunidade Terapêutica:

Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2011 reuniram-se na cidade de Teresina/PI várias Federações para articular, mobilizar recursos sociais, políticos e financeiro, visando à ampliação e melhoria das condições existentes de enfrentamento do problema do álcool e outras drogas no Brasil, através desse momento nasce a CONFENACT - Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas.

O curso CONHECER PARA TRATAR é voltado para profissionais, monitores e coordenadores de Comunidades Terapêuticas, e é realizado presencialmente ou EAD, com professores qualificados (Especialização, Mestrado e Doutorado).

Através de seus cursos, a FENACT busca proporcionar o desenvolvimento de pessoas e organizações para contribuir com s formação e conhecimento nas áreas de prevenção e tratamento para pessoas com transtornos de uso de substâncias. 

Capacitações